Dentro de diversos – senão todos – programas arquitetônicos, existe uma função que é um requisito básico e comum a eles: o banheiro. Não se projeta uma residência, escritório, espaço comercial, teatro, museu, espaços religiosos, parques, escolas, sem ele. Em alguns países, o sanitário público faz parte da infraestrutura urbana, da mesma forma que o são transporte público ou coleta de resíduos. Direito básico da humanidade, ainda que negado para uma parcela considerável da população global, o sanitário acompanha o desenrolar histórico. A modernidade trouxe consigo a separação entre público e privado, e o cômodo passou a ser cada vez mais reservado na sociedade ocidental.
Por vezes, esse ambiente pode acabar reduzido a um mero requisito técnico, com espaços mínimos em prol de ambientes sociais mais valorizados. Apesar de sua área restrita, apresenta uma alta complexidade técnica, o que também contribui para layouts mais padronizados e pouco explorados. Contudo, e talvez pelo mesmo motivo, existem projetos que se aproveitam de situações mais restritivas para desmembrar ou inverter a imagem do banheiro-padrão. O resultado é a ampliação de possibilidades projetuais e a valorização de um ambiente tão “protocolar”.
Há muito que os banheiros passaram a fazer parte do desenho de interiores, e em muitos casos, recebem acabamentos e materiais com tanta atenção quanto o restante do programa ao qual estão inseridos. Além disso, seu uso também depende do fator cultural do ocupante, o país em que se insere o projeto, se é um espaço público ou privado. Para cada uma dessas possibilidades, os banheiros podem responder e revelar formas outras de uso e ocupação, de layout, materiais ou até de implantação.
Banheiros com vistas generosas
Sanitários Casa da Mata / Luiza Jung Arquitetura 360
“Em um semicírculo são dispostos os volumes de madeira que comportam as unidades sanitárias. Essas, por sua vez, foram pensadas de forma individual para facilitar a distribuição de layout por entre as árvores; e tem forma trapezoidal que se alarga na face envidraçada voltada para a mata, oferecendo privacidade e visual exclusiva do interior de cada cabine.”
Banheiro Externo Kangaroo Valley / Madeleine Blanchfield Architects
“O banheiro/abrigo está situado em uma encosta a cerca de 30m do alojamento e é acessado por um caminho através de uma paisagem densa. É um cubo espelhado elevado acima do solo existente e situado junto da vegetação. A estrutura da casinha desaparece completamente durante o dia, pois reflete a paisagem exuberante, deixando apenas as linhas sutis das bordas do cubo visualmente legíveis. Quando se está no banheiro, as paredes são todas de vidro e não há impedimento para a vista da paisagem.”
Oásis Urbano – Quarto de Hotel / Natan Gil Arquitetura
“Focando nos contrastes entre as cores e os materiais utilizados, vendo de fora um bloco de concreto e entrando um espaço de calmaria. Na definição do layout a posição da cama, espelho d’água e banheira estão definidas para essa conexão do espaço com o externo e de forma ao foco ser a paisagem que se conecta e é refletida.”
Banheiros em arquiteturas históricas ou tradicionais
Hotel Borgo Gallana / Studio Andrew Trotter
“Arquitetonicamente, tetos abobadados e pisos de cimento foram usados em toda a propriedade. O arenito local “tufo” é o principal material utilizado para a construção das estruturas. As pias do banheiro e bancadas da cozinha foram feitas sob medida e localmente com base no desenho dos arquitetos.”
Casa de Verão em Santorini / Kapsimalis Architects
“A ideia principal da proposta é a exploração das curvas amórficas existentes da casa em um espaço de estar escultural […] O desenho da casa de verão é totalmente integrado com a paisagem vulcânica e a arquitetura de Santorini em uma abordagem mais contemporânea.”
Casa Z22 e Galpão F88 / Gus Wüstemann Architects
“As paredes foram descascadas de suas camadas de reboco fazendo surgir o efeito cru das paredes de pedras naturais. É uma referência ao material, à construção e à obra em si, como foi feita.”
Banheiros com luz natural dramática
Casa Coral / Recoveco Taller de Arquitectura
“A proposta material consolidou-se abraçando a neutralidade dos tons de cinza do cimento polido em contraste com a luz natural, o que nos permitiu matizar os espaços com iluminação abundante, bem como atenuar a privacidade nos quartos e banheiros.”
Banheiro Eido / QOZ Arquitetos
“O jogo de volumes traz uma brincadeira de luz e sombra que se transfigura para uma arquitetura limpa e contemporânea, marcada pela junção entre elementos que se integram pela composição de diferentes texturas convergindo em uma única linguagem.”
Sanitários PuNantou / Edge Studio
“A estrutura da cobertura é um sistema de aço com zinco e a vedação é um sistema autoportante de alumínio. Com o desenho da cornija de dupla camada, ele se torna um telhado integrado, completamente separado da estrutura abaixo. Este é um telhado "flutuante". […] As quatro unidades e o telhado baixo e suave, redefinem o espaço sob a floresta, que os arquitetos chamam de ‘jardim de folhas’.”
Banheiros com materiais pouco convencionais
Banheiros Cuernavaca / Mario Herrera Holgado
“No interior do pequeno cômodo triangular, nesse espaço contido, os compartimentos com função de wc, vestiário e ducha criam um segundo nível de espaço confinado, se o usuário assim desejar. Ao abrir as portas, o espaço se expande e se torna único, criando uma espécie de labirinto, onde o corpo vagueia para vivenciar a função do espaço.”
Banheiro Público / Miro Rivera Architects
“O Banheiro Público foi concebido como uma escultura no parque, um objeto dinâmico e artístico ao longo dos caminhos. A estrutura consiste de 49 placas com 2 cm de espessura de aço corten de diferentes larguras e alturas, variando desde 30 cm de largura por 45 cm de altura até 60 cm de largura por 4 m de altura. As placas estão colocadas em planta de tal maneira que formam uma curva que se enrosca sobre si mesma para formar o banheiro. Além disso, elas se intercalam para controlar as vistas e manter a privacidade, permitindo por sua vez a entrada de luz e ventilação natural. A porta e o teto também são feitos do mesmo aço.”
Banheiro sobre o 15º andar de um elevador
“Segundo Hernández Silva Arquitectos, uma característica notável do projeto, é que o espaço apropriado foi pensado originalmente para um segundo elevador que nunca foi instalado, pois foi convertido em um banheiro com chão de vidro, que tem a particularidade de olhar para os 15 níveis abaixo.”
Banheiros com área muito limitada
Kitnet Copan / Garoa
“O banheiro foi reorganizado com uma bancada de concreto, de curva coincidente à parede externa do apartamento, que quando chega ao box torna-se banco de apoio. No banheiro e no restante do imóvel foi executado piso monolítico epóxi, possibilitando fácil limpeza.”
Apartamento Viadutos / Vão
“A funcionalidade da bancada de concreto também auxiliou na organização e ganho espacial pois nela estão embutidos os utensílios de lavanderia, cozinha e o lavabo do banheiro, separado destas por um espelho suspenso na bancada. Por ser o único ambiente fechado e com pouca incidência de luz natural, o banheiro foi envolto por painéis de vidros translúcidos ao invés de alvenarias.”